1. Completando tarefas

Complete tarefas repetidas como, por exemplo, a inserção de dados em uma coluna.

Exemplo: Escreva Janeiro em uma célula, em seguida clique no botão Completar no canto inferior direito da célula e arraste para que as próximas células sejam completadas conforme imagem abaixo:

2. Agilizando a navegação

Há casos onde certas planilhas possuem uma extensa quantidade de dados, onde se deve utilizar a barra de rolagem para encontrar informações ali presentes. Muitas vezes, ao movermos a barra de rolagem, ficamos perdidos com qual coluna ou linha determinada informação pertence. Deste modo, pode-se utilizar a função de congelamento de células para agilizar a navegação e consulta das informações bastando seguir os seguintes passos:

Selecione célula que contém um valor na planilha a ser congelado, e na faixa de “Estilos”, acesse a opção “Congelar Painéis” e novamente “Congelar Painéis”. Note que este procedimento congela a coluna que se indicou, facilitando assim a navegação na planilha quando necessária.

3. Filtros de pesquisa

Em uma tabela onde se trabalha com uma extensa planilha, cujos dados muitas vezes são repetidos e devem ser consultados com frequência, a aplicação de filtros de pesquisa torna-se viável para agilizar o trabalho. Selecione a coluna na qual se deseja aplicar o filtro, aba de “Dados” e clique em “Filtro”. Note que as informações contidas na coluna passam a ser filtradas, podendo assim escolher a visualização da informação que se deseja.

Veja no exemplo abaixo, na primeira imagem temos uma tabela de cadastro de pessoas com suas respectivas idades, e na segunda imagem foi aplicado um Filtro na coluna Idade. Deste modo, selecionamos todas as pessoas cujas idades são de 21 anos apenas.

4. Lista suspensa

Crie listas suspensas quando houve necessidade de entrada de dados como, por exemplo, cadastros, ou quando se deseja limitar a entrada de certos dados em uma planilha.

Veja o exemplo abaixo:

Em uma planilha de cadastro de pessoas, para selecionar o sexo de cada indivíduo, criamos uma lista suspensa somente com as opções necessárias. Para tal procedimento, devem-se seguir os seguintes passos:

Selecione a coluna ou célula no qual deseja aplicar o efeito de lista suspensa e em seguida acesse a aba “Dados” e clique em “Validação de Dados” e novamente “Validação de Dados”. Abrirá uma nova janela, e na aba de configurações deve-se selecionar o tipo de dados a ser permitido, no caso acima selecionamos a opção “Lista”. No campo “Fonte” deve-se preencher com as informações a serem apresentadas na lista. No caso acima, inserimos somente as opções Masculino;Feminino. As demais opções não devem ser alteradas para este caso.

Clique em OK, e confira o resultado.

5. Otimizando ações

Quando se trabalha com o Excel com determinada frequência, há sempre a necessidade de realizar certas ações com regularidade. E nestes casos, o uso de atalhos pode fazer a diferença no desempenho total do trabalho assim como no tempo para realiza-lo. Sendo assim, separamos dez atalhos que não podem faltar no dia a dia de usuários do Excel. São eles:

  • CTRL + O – Exibe a caixa de diálogo “Abrir” para abrir ou localizar um arquivo.
  • Ctrl + L – Abre a ferramenta “Localizar”.
  • Ctrl + N – Coloque os valores em “Negrito”.
  • Ctrl + Seta – Move para a ultima célula preenchida.
  • Ctrl + ; – Insere a data atual.
  • Ctrl+Shift+End – Seleciona até a ultima célula com dados.
  • CTRL + SHIFT + – & Aplica o contorno às células selecionadas.
  • CTRL + SHIFT _ – Remove o contorno das células selecionadas.
  • CTRL + SHIFT + $ – Aplica o formato “Moeda” com duas casas decimais

Fonte: http://blog.luz.vc/